As ViagensUm Passeio de Trem pela Vizinhança: Newark on Trent e Lincoln

Um Passeio de Trem pela Vizinhança: Newark on Trent e Lincoln

Newark on Trent, Cidade dos Aposentados

Foi o nosso “Landlord” inglês quem nos chamou a atenção sobre esta cidade. Um dia ele perguntou para nós qual o motivo de termos escolhido Nottingham para morar, já que era uma cidade fria.

Newark é considerada uma cidade para aposentados ingleses.

Nós respondemos que adorávamos a cidade pelas suas facilidades e, nesse instante, ele (de nome Richard) questionou: “- Se é para morar em uma cidade inglesa, porque não vão morar em Newark On Trent?” E nesse momento sentimos vontade de conhecer essa cidade que nos pareceu tão simpática.

A cidade de belos jardins e prédios antigos bem conservados é ideal para tirar muitas fotos.

Era uma quarta-feira de setembro de 2019, um dia que amanheceu ensolarado, mas que começou a ficar nublado aos poucos. Pegamos um trem na estação de Nottingham (12,30 pounds ida e volta por pessoa) e 25 minutos depois estávamos parando na estação de Newark on Trent.

O Rio Trent se faz presente na frente do Castelo de Newark.

A cidade fica às margens do Rio Trent, com o Rio Devon. A estação de trem era muito simples, daquelas que você pára em uma plataforma em cima dos trilhos. Aliás, para irmos até o centro da cidade, tivemos que atravessar os trilhos a pé. Bem em frente à estação se enxerga o Castelo de Newark, que está em ruínas, mas o jardim situado na área de entorno é precioso.

Paisagem de cartão postal…

Vale a pena visitar o Castelo de Newark pela paisagem junto ao Rio Trent e, também, pelo jardim bem cuidado na área de entorno do Castelo. Existem tours pré-agendados que descrevem a história do Rei João que morreu no castelo em 1216. O castelo passou por diversas batalhas e uma guerra civil inglesa. Seu desmantelamento foi iniciado em 1646. O lugar tem o seu charme devido ao maravilhoso jardim. Almoçamos no centro da cidade, comemos aquele famoso “pudding” acompanhado de fritas e ervilhas. Logo em seguida andamos pela cidade até chegar no Market Place, praça central da cidade. Passamos por diversos pubs antigos no meio do caminho.

A Igreja de Santa Maria Madalena e sua notável torre octogonal.

Próximo a Market Place é possível ver a Igreja de Santa Maria Madalena e sua notável torre octogonal de 72 metros de altura, a mais alta da cidade. Ficamos curtindo a feira de antiguidades, quinquilharias, frutas e verduras, que os ingleses tanto gostam.

E tinha um ET na bicicleta, talvez nos dizendo “My home…”

Logo a seguir fomos à estação e pegamos um trem até a cidade de Lincoln. O bilhete era o mesmo, pois dava o direito de fazer o stop na primeira cidade, tanto na ida como na volta, seguir viagem até a segunda cidade e retornar para a origem do início da viagem.

Lincoln, a Cidade da Catedral ou uma Catedral em uma Cidade…

Mais meia hora (a partir de Newark on Trent) e chegamos à cidade de Lincoln. Descemos na estação e logo fomos até o centro da cidade, aliás, uma cidade turística no meio da Inglaterra.

Uma espécie de túnel divide o centro da cidade da parte histórica.

Tudo isso devido à fama e à imponência da sua Catedral, aliás, é conhecida como a “Cidade da Catedral”, pois a mesma fica na parte alta da cidade e, por onde se anda, se enxerga as torres. Lincoln é assim, dividida informalmente em duas zonas, conhecidas não oficialmente como cidade alta e cidade baixa. A propósito, por indicação de uma amiga que mora em Nottingham, percorremos a principal rua comercial e turística da cidade que se estende do St Marks Shopping Center até o Bairro da Catedral, conhecido localmente como ‘Uphill’. Andamos “lomba acima”, até chegarmos à Catedral, passando por cafés, lojas e restaurantes com fachadas arquitetônicas bem medievais, típicas de uma cidade turística. A vontade de chegar na Catedral era enorme, mas à medida em que subíamos a lomba, nosso fôlego ia diminuindo. Os moradores que vem descendo passam pelos turistas e dão uma “risadinha” de deboche porque sabem da dificuldade da subida.

Uma Catedral e sua Cidade ou a Cidade e a sua Catedral…

Lincoln foi uma das cidades mais desenvolvidas da Inglaterra na Idade Média, uma vez que toda a economia girava em torno do grande Monastério que existia naquela época (por volta do ano de 1100). A Catedral famosa fica situada no meio de Lincoln, em frente ao Castelo da cidade. Entramos pela porta do lado, sem querer, com acesso bem em frente à bem-aventurada Virgem Maria, a santa padroeira da Catedral. A nova estátua foi encomendada em 2014 e retrata um design moderno, nada a ver com a imagem das Marias que encontramos em qualquer igreja convencional, pois era uma estátua com um anjo no ventre. Vimos também o magnífico órgão, imponente que nem a catedral. Ao chegarmos tocaram os sinos e foi de arrepiar.

Cerimônia militar e religiosa, a Inglaterra é conservadora nos hábitos e costumes.

Logo ao entrar, assistimos a uma cerimônia militar com a participação do um clérigo. Ficamos sabendo que existem capelas laterais na Catedral: do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além da Capela Mariana. Pela sua grandiosidade, também abriga uma biblioteca, uma escola para jovens, uma lanchonete, um local para eventos e outras atividades para a comunidade. Existem passeios guiados pelo telhado, torre, biblioteca e pelas obras de arte, vitrais e demais símbolos da Catedral. Vimos também magníficos e enormes vitrais dentro da igreja.

O altar e os simbolismos incrustados nas paredes. Vale fazer um tour pela Catedral.

A Catedral está passando por um projeto de renovação, ao custo de 16 milhões de libras, e, devido à obra, não deu para tirar uma foto decente da frente da mesma. Mas essa obra irá trazer ao visitante uma nova visão turística da Catedral com ampliação de restaurantes e banheiros, inserção de tecnologias aos tours, dentre outras vantagens.

Bem em frente à catedral, fomos visitar o Castelo de Lincoln, um castelo normando construído durante o final do século XI. O castelo não obedece a um convencional, como muitos que se encontram na Europa, mas está muito bem conservado. O castelo é aberto ao público na maioria dos dias da semana e é possível caminhar pelas muralhas, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade por diversos ângulos. Tem acesso por uma entrada principal e dentro tem dois prédios, um dos quais foi prisão até pouco tempo atrás e o outro é um dos Tribunais da Coroa.

Um dos prédios localizados dentro da área do Castelo.

Em um dos prédios está guardada a Carta Magna que foi redigida em 1215. É uma das poucas cópias originais do documento que está preservada neste local.

Vista da parte interna do Castelo.

Dentro do castelo ocorrem eventos e, naquele dia, conseguimos ver o finalzinho de uma dessas festas, pois estavam desmanchando as tendas.

Saímos dali e fomos andar pela cidade, de mãos dadas, até encontrar o Shopping de Lincoln, aliás, com uma arquitetura bem moderna e fica localizado ao lado do Rio Witham.

Rio Witham e sua embarcação turística.

Atravessamos a ponte desse rio, aliás, existe uma embarcação antiga que oferece passeios pelo rio, um lugar bem charmoso. Finalizamos nosso passeio em um Pub bem tradicional, perto da estação de trem. Após alguns goles de cervejas inglesas pegamos o trem de volta a Nottingham (em torno de 50 minutos). Ficamos com a sensação de querer voltar para passar um final de semana.

Últimas postagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: O conteúdo está protegido !!