As ViagensCambridge, Onde o Ar da Cidade Respira Conhecimento

Cambridge, Onde o Ar da Cidade Respira Conhecimento

Acordamos num domingo de sol (pleno verão, em 13-08-2017) e lá fomos nós pegar o ônibus da CityLife, empresa que faz as viagens pelo interior da Inglaterra, um bate-e-volta por módicos 25 pounds. No nosso ônibus muitos universitários, loucos para conhecer uma das cidades mais famosas do mundo, em termos de educação universitária avançada. Após duas horas de viagem, chegamos em Cambridge. Em todas a cidades turísticas inglesas, os ônibus de excursão ficam estacionados a algumas quadras do centro da cidade, próximo a banheiros públicos e lanchonetes. Cambridge não foi diferente, descemos e logo fomos tirar a foto clássica com todo o grupo. Estávamos com ótimas expectativas em conhecer o berço do ensino inglês, pois até um dos dicionários Inglês-Português leva o nome de Cambridge. Situada no coração de East Anglia, Cambridge respira cultura e vida universitária. Para entendermos a história da cidade, a CityLife contratou um guia turístico local que levou o grupo para conhecer os Colleges de Cambridge.

Cambridge abriga uma das melhores universidades do mundo.

A cidade abriga uma das melhores universidades do mundo, a Universidade de Cambridge (fundada em 1209). Esta universidade é composta por 33 “colleges” (espécie de faculdade). O primeiro college foi o de Peterhouse, fundado em 1284, que foi seguido por outros, chegando ao total de 31 colleges para homens e 2 para mulheres e em torno de 20 mil estudantes. Alguns dos colleges são especialmente afamados, como o Christ’s College, onde Erasmo lecionou teologia, o King’s College, de bela arquitetura do século XV, o Queen’s College, o Trinity College, onde passaram Francis Bacon, Lord Byron e Isaac Newton. Além do Corpus Christi College, Downing College e o Jesus College. A maioria destes colleges não tem como visitá-los (são locais de estudo), somente por fora. A título de curiosidade, entramos no pátio de alguns deles e ficamos encantados, parecia cenário do filme do Harry Potter. Aliás, ao entrar na cidade, já se observa os casarios tipicamente ingleses, jardins bem cuidados e alamedas floridas (era verão). A cidade respira conhecimento e onde você passa tem vitrines com togas de formatura, fotos, chapéus e todos os acessórios que compõem o “grande dia”. Não é fácil ser aceito nos colleges de Cambridge, pois além de ser necessário ter um excelente inglês e ótimo currículo escolar, a maioria dos cursos são pagos.

King’s College e sua exuberante arquitetura inglesa gótica.

Nossa primeira visita foi ao King’s College, entramos no pátio, tiramos algumas fotos e ficamos impressionados com a beleza arquitetônica. Visitamos a capela do King’s College, considerado um dos melhores exemplos da arquitetura inglesa gótica. A capela foi construída em diversas fases (1446 a 1515), período que durou a Guerras das Rosas. A capela é um local turístico importante e um símbolo da cidade.

Parte interna da Capela de King’s College.

Andamos com o grupo pelas ruas da cidade e encontramos a Igreja Redonda (Round Church). Oficialmente chamada de Igreja do Santo Sepulcro (Holy Sepulchre). A Round Church foi construída no século XII, por volta de 1130, pela Fraternidade do Santo Sepulcro, sendo uma das edificações mais antigas de Cambridge. O seu formato é baseado na Igreja original do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Também estivemos em frente da Casa do Senado. Este prédio tem um estilo neoclássico, e foi construído entre 1722 e 1730 como sede do Conselho do Senado. O local serve somente para os eventos de cerimônias de graduação da Universidade de Cambridge. Andamos mais um pouco e encontramos bem no centro da cidade (King’s Parade até a esquina com a Benet’s Street) o Relógio Corpus, que muita gente chama de “gafanhoto” porque parece a figura deste inseto por cima do equipamento.

Relógio Corpus cujo símbolo é um gafanhoto “comendo” o tempo.

O artefato foi instalado em 2008 e fica bem próximo da biblioteca do Corpus Christi College. Trata-se de um escultural relógio de 1,5 metro de diâmetro, com mostrador em aço inox banhado a ouro 24 quilates, e um enorme gafanhoto que se movimenta com esta incrível “máquina do tempo”. Ficamos um bom tempo observando os detalhes da escultura e também as luzes azuis (leds) que indicam o horário no mostrador.
Bem no centro de Cambridge tem um lugar de onde saem os passeios de gôndola pelo Rio Cam.

Passeio gôndola pelo Rio Cam.

Através do rio se descobre os pátios dos colleges, passando pelo King’s College, a Ponte Matemática e a Bridge of Sighs. O rio é pequeno na sua largura e as gôndolas quase se batem uma na outra. Vale a pena o passeio. Almoçamos no pub mais famoso da cidade, o The Eagle. Muito antigo e divertido e, segundo a história, nesse local que foi feito o anúncio da descoberta do DNA. O pub era muito popular no meio dos estudantes na época, assim, Francis Crick anunciou aos amigos e clientes, no dia 28 de fevereiro de 1953, que ele e James Watson haviam “descoberto o segredo da vida” depois de terem proposto seu estudo sobre a estrutura do DNA.

The Eagle, pub onde foi anunciada a descoberta do DNA.

Bem no meio do pub tem duas placas, junto à mesa onde Crick e Watson almoçavam regularmente. Hoje, o pub serve uma cerveja especial para comemorar a descoberta, apelidada de “DNA da Águia”, além de ter uma grande quantidade de outras cervejas de excelente qualidade. Mal dava para andar no pub, devido ao grande número de turistas.

Admiramos diversos jardins, um deles foi o do Trinity College.

Entramos em diversos jardins e pátios de alguns dos colleges mais famosos, um deles foi o Trinity College. Fundada em 1546 por Henrique VIII, esta faculdade ostenta a fama de possuir a famosa macieira que levou Isaac Newton a desenvolver a sua teoria da gravidade. Não vimos a tal macieira, mas ficamos impressionados com a arquitetura do local. Percorremos todo o jardim e tiramos excelentes fotos, mas não tivemos acesso aos prédios. Andamos, quase perdemos as pernas e encontramos a Ponte Matemática (Mathematical Bridge).

No lado Sul da ponte você encontrará os barcos que fazem o passeio pelo Rio Cam, enquanto que, do lado Norte, se tem a vista da Ponte Matemática (Mathematical Bridge) que liga os dois lados do Queen’s College. Terminamos o nosso dia nesta bela cidade que respira conhecimento admirando a Ponte dos Suspiros, uma ponte coberta pertencente ao St Johns College. Foi construída em 1831 e atravessa o Rio Cam, entre as faculdades Terceiro Tribunal e Nova Corte. O arquiteto foi Henry Hutchinson, o mesmo que projetou a ponte dos suspiros em Veneza, embora tenham pouco em comum, em termos arquitetônicos, além do fato de que ambas são cobertas. A ponte é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Vista de uma parte de Cambridge (do alto da Igreja de Santa Maria).

Fomos conhecer a Igreja de Santa Maria, considerada a igreja universitária da cidade, oficialmente pertencente à Universidade de Cambridge. A Igreja tem uma arquitetura muito bonita e o diferencial é uma escada, em torno de 30 degraus, que leva a um terraço onde se tem vista para a cidade.

Cambridge é uma cidade que respira conhecimento.

Voltaríamos mil vezes à cidade, até porque em um dia é impossível curtir Cambridge como ela merece. Faltaram o Museu Fitzwilliam, o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, O Museu Polar, Anglesey Abbey, The Centre for Computing History, e explorar mais a Market Square. Por fim, a maioria dos locais de visitação tem uma taxa de ingresso relativamente barata, que varia entre 3 a 12 pounds por pessoa.

Últimas postagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: O conteúdo está protegido !!