As ViagensDurham, a Viagem pelo Mundo Mágico de Harry Potter

Durham, a Viagem pelo Mundo Mágico de Harry Potter

Quem não viu no cinema as aventuras de Harry Potter, o famoso bruxinho inglês, baseado no livro escrito pelo autor britânico J. K. Rowling? Desde o lançamento do primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros encontraram imensa popularidade e se tornaram sucesso comercial global. Até o momento já foram vendidos mais de 500 milhões de exemplares em todo o mundo, tornando-se a série de livros mais vendida no planeta, com tradução para mais de 80 idiomas. Portanto, a maioria dos fãs têm curiosidade para saber como eram as locações dos filmes que ocorreram, em sua maioria, na cidade de Londres e arredores.

A trip de bate e volta foi realizada em 30 de julho de 2017, quando saímos de Nottingham com uma turma de universitários, através da agência de viagens estudantil City Life, com destino a três lugares: Cidade de Durham, Northumberland, onde fica o Castelo de Alnwick, e Newcastle, onde fica a estátua The Angel of the North. A saída foi por volta das 8 horas, ônibus lotado de estudantes, loucos para conhecer um pouco da história das locações do filme de Harry Potter. Chegamos por volta das 11 horas da manhã na cidade de Durham, localizada ao norte de Londres. Bem na entrada do castelo tiramos a foto clássica com a turma de estudantes.


O grupo de estudantes na frente do Alnwick Castle.

Em seguida fomos direto para o Alnwick Castle (Castelo de Alnwick), que foi construído logo após a conquista normanda e rapidamente se tornou uma fortaleza importante naquela região. Duas batalhas foram travadas fora de seus muros, que viram a morte de Malcolm III em 1093 e a captura de Guilherme, o Leão, em 1174. A poderosa família Percy adquiriu o castelo no início do século XIV e continua sendo propriedade de seus descendentes, os Duques de Northumberland. O Castelo de Alnwick é um dos maiores e mais antigos da Inglaterra. Há registros que remontam há mil anos atrás. Entre os castelos ocupados, perde em tamanho apenas para o Castelo de Windsor, o refúgio da Rainha Elizabeth II, pertinho de Londres.


Detalhe do interior do Castelo de Alnwick, onde os arqueiros se protegiam para lançar flechas nos inimigos.

A paisagem do Castelo de Alnwick é magnífica, quase mágica.


Todo o esplendor do Castelo de Alnwick.

Logo que se entra no castelo algumas recreacionistas, com vestidos da Idade Média, já fazem brincadeiras com a corrida das vassouras, uma das filmagens mais legais do filme do Harry Potter.


A famosa corrida das vassouras do filme Harry Potter.

Dentro do castelo parece que se revive as cenas do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal e, também, do Harry Potter e a Câmara Secreta. Dentre as atrações do castelo estão as luxuosas Salas de Estado, o museu especial dedicado a Downton Abbey, uma exposição sobre a Carta Magna e um passeio pelos belos jardins, onde há o gramado em que ocorrem as brincadeiras da vassoura. Ficamos por ali em torno de 2 horas e logo a seguir fomos a Durham, uma cidade medieval que parece ter saído de uma pintura, tamanha a sua beleza.


Vista lateral da Catedral de Durham e do gramado impecável no entorno.

Dentro da cidade está a Catedral de Durham, que está tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A primeira parada obrigatória para conhecer em Durham, claro que só poderia ser a catedral. Em estilo normando, a igreja foi construída sobre outra no século X e suas características denotam um dos melhores exemplos desse tipo de arquitetura na Europa. Quem quiser pode subir na torre, basta ter coragem para encarar os 325 degraus e obter uma vista privilegiada de todos os arredores. Mesmo antes de Harry Potter, a Catedral de Durhamera famosa como uma das catedrais mais amadas e visitadas de toda a Inglaterra. Essa catedral tem uma história extensa que remonta a 1093, com visitantes reunindo-se ao longo dos séculos para atualmente testemunhar sua deslumbrante arquitetura românica e seu magnífico teto abobadado de pedra no estilo gótico. Dentro da catedral se identifica a produção dos filmes de Harry Potter como o local de uma das ceias e o pátio de Hogwarts.


A imponente Catedral de Durham, tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Muito perto da catedral existe outra construção de extrema importância, o Castelo de Durham. Construído para servir de sede para o Rei dos Normandos durante as batalhas e guerras, atualmente a construção é ocupada pela Universidade de Durham e, assim, em algumas épocas do ano (em dias e horários determinados) é possível conhecer suas instalações e história em um tour feito pelos próprios alunos da instituição. Depois do passeio pelo castelo aproveitamos para conhecer a cidade de Durham, muito linda.


A cidade de Durham é tão linda que o nome está gravado nos jardins.

Era um dia quente, para os padrões ingleses, vimos algumas apresentações de cantores de rua, almoçamos e logo em seguida pegamos o ônibus para Newcastle, onde passamos por dentro da cidade de forma bem rápida.

Logo em seguida paramos no monumento mais famoso da Inglaterra, The Angel of the North. O Anjo do Norte, como é conhecida aquela escultura contemporânea, projetada por Antony Gormley e localizada em Gateshead. Concluída em 1998, é uma escultura de aço de um anjo com 20 metros de altura e asas medindo 54 metros de largura. As asas são anguladas com 3,5 graus para a frente, para criar a sensação de um abraço.


No meio da trip, a imponente escultura The Angel of the North.

Foi um dia agradável, daqueles que nunca mais irá sair da nossa memória.

Últimas postagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: O conteúdo está protegido !!