O IntercâmbioUm Pouco Sobre a História do Intercâmbio no Brasil e no Mundo

Um Pouco Sobre a História do Intercâmbio no Brasil e no Mundo

O intercâmbio é uma atividade que se iniciou no século XIX, quando as famílias ricas da Europa faziam com que seus filhos estudassem fora de seus países de origem com o objetivo de ampliar o conhecimento de novos idiomas, bem como, estudar nas melhores universidades européias. No decorrer do tempo, com a melhoria dos transportes e dos meios de comunicação, o intercâmbio entre os países europeus se tornou uma realidade até para a classe média.

As estações de trem na Europa são muito antigas e permanecem iguais até hoje
As estações de trem na Europa são muito antigas e permanecem iguais até hoje.

Há registro de que, em 1949, uma associação de jovens alemães, residentes em Berlim, criou um grupo que viajaria pelo mundo em busca de convivência pacífica, denominado ICYE (International Christian Youth Exchange). Acreditavam que, no pós-guerra, viajar para outros países, viver em famílias que espontaneamente os hospedassem e desenvolver trabalhos voluntários poderia melhorar a imagem dos alemães, que havia ficado prejudicada, ao mesmo tempo em que auxiliaria a própria Alemanha a desenvolver maior solidariedade pelas outras nações.

No Brasil, o intercâmbio teve início nas décadas de 1960/1970, junto aos clubes sociais que promoviam programas de ordem humanitária, como o Rotary e o Lions Club. O objetivo desses clubes sociais, na época, era a troca de conhecimento e cultura entre jovens, onde estudantes estrangeiros eram convidados a passar um período no Brasil em casas de família e os brasileiros, da mesma forma, iam para o Exterior, facilitando assim a viagem dos estudantes. Geralmente eram viagens de cunho cultural, onde os intercambistas conviviam com os hábitos e costumes diferentes dos povos.

Atualmente, o intercâmbio se ampliou e está disponível para todos os tipos de pessoas, desde jovens, adultos e até mesmo para as pessoas da terceira idade. Há inúmeros destinos especializados em receber estudantes, uma vasta gama de tipos de escolas de idiomas, universidades, além de vários alojamentos específicos para hospedar intercambistas. Uma infinidade de serviços disponíveis facilita a vida do intercambistas, de acordo com o perfil de cada um, dentro do período que mais lhe for conveniente.

Últimas postagens

8 COMENTÁRIOS

  1. Vivi uma experiência de intercâmbio, e realmente ajudou-me muito no meu crescimento como pessoa, em ampliar meus horizontes e em me fazer sonhar em coisas que nunca antes tinha imaginado. Quem puder participar de um intercâmbio, eu super recomendo!

  2. Depois de ler no blog, eu me sentí identificada com o texto porque cuando eu era mas pequena, eu foi de intercambio para Canadá. Eu aprendí muito inglés e sobre a cultura em geral.
    Mariana Varón 7C

  3. Muito interessante! Na escola realizei uma leitura chamada O turismo da bondade que falava de como agora os jovens fazem intercâmbios voluntários buscando o crescimento pessoal. Eu gostaria fazer um intercâmbio a um lugar onde há pessoas que precisam de ajuda social porque isso ajuda em meu crescimento pessoal e é uma gran oportunidade. Eu gostei de aprender sobre a história dos intercâmbios.

  4. Acho que os intercâmbios são muito interessantes para aprender de outros lugares do mundo, aprendendo ao mesmo tempo a língua, a cultura do país e o dia a dia das pessoas que moram lá, conhecendo novas pessoas e lugares, vivendo também novas experiências que serão inesquecíveis no futuro, e quando você se lembrar deles, ficará muito feliz por ter ido a outro lugar, inclusive a outro continente, e aprendido sobre isso e sua cultura.

  5. É muito interessante como os jovens podem viajar não só para estudar, mas para trabalhar em diferentes campos, onde podem ser voluntários, ajudando pessoas, animais ou o meio ambiente.

  6. Intercâmbios hoje, pode ser feito por pessoas de todos os países, todas as culturas e todas as classes. Eles fazem com que todos aqueles que fazem um intercâmbio expandam seu crescimento pessoal e de trabalho, conhecendo novas linguagens, novas pessoas, novos conhecimentos … Além de ser uma grande oportunidade para conhecer o resto do mundo. Em conclusão, todas as pessoas podem fazer trocas que são altamente recomendadas, uma vez que os lucros são infinitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: O conteúdo está protegido !!